São as classificações recebidas por um texto de acordo com as regras gramaticais, dependendo de suas características.
São as classificações mais clássicas de um texto: A narração, a descrição e a dissertação. Hoje também já se admite a exposição e a injunção. Ao todo são cinco tipos textuais.
NARRAÇÃO: Narrar é contar uma história que envolve personagens e acontecimentos.O que aconteceu, com quem, como, onde e quando.
DESCRIÇÃO: A intenção desse tipo de texto é que o interlocutor possa criar em sua mente uma imagem do que está sendo descrito. Podemos usar alguns recursos auxiliares da descrição. São eles: A enumeração,a comparação, os cinco sentidos (audição,visão,olfato,paladar e tato). As regras nesse tipo de texto (descrição), se apresentam de duas formas, objetiva ou subjetiva. A estrutura de um texto descritivo compõem-se em três passos básicos: introdução, desenvolvimento e conclusão.
DISSERTAÇÃO: Dissertar é expor os conhecimentos que se tem sobre um assunto, ou defender um ponto de vista sobre um tema por meio de argumentos.
EXPOSIÇÃO: Aqueles textos que nos levam a uma explicação sobre determinado assunto, informa e esclarece sem a emissão de qualquer opinião a respeito, é um texto expositivo. Um exemplo são as notícias jornalisticas.
INJUNÇÃO: Os textos injuntivos são aqueles que nos orientam, nos ditam normas, nos instruem. Como são textos que expressam ordem,normas, instruções tem como característica principal a utilização de verbos no imperativo. Pode ser classificado de duas formas: Instrucional: Quando apresenta apenas um conselho, uma indicação e não uma ordem. Prescrição: Quando o texto apresenta uma ordem, a orientação dada no texto é uma imposição. Um exemplo são as receitas culinárias.